Curvelo está entre as cidades em situação de alerta de dengue, chikungunya e zika

Curvelo aparece na lista de municípios que estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, a cidade possui um índice de infestação de 2,1, o que representa a presença da larva do mosquito em dois de cada 100 imóveis pesquisados.

 

Em todo o país, LIRAa aponta 855 cidades em situação de risco. Minas Gerais possui  sete municípios estão em risco e outros 73 estão em alerta. Curvelo é a 35ª no ranking das cidades em que podem ocorrer o surto.

 

Além de Curvelo, outras cidades próximas, como Três Marias e Pompéu também aparecem na lista com índice de infestação de 2 e 1,9, respectivamente. De acordo com a padronização do Ministério da Saúde, o índice de infestação larvária recomendado para evitar epidemia é de até 1%.

 

O Aedes aegypti transmite três doenças, mas a prevenção é a mesma para elas. A principal dica é evitar água parada e retirar de casa e do trabalho todos os objetos que acumulem água e sirvam como reservatório para o mosquito.

 

Números

O Brasil registrou, até 22 de outubro, 1.458.355 casos de dengue. Ao todo, foram registrados 251.051 casos suspeitos de febre chikungunya, sendo 134.910 confirmados. Além disso, foram 208.867 casos prováveis de febre pelo vírus Zika em todo o país, até o dia 22 de outubro, o que representa uma taxa de incidência de 102,2 casos a cada 100 mil habitantes. 

Compartilhe esta notícia nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Atenção! Os textos, fotos, artes e vídeos do Mais Completo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em quaisquer outros veículos de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. Sinta-se a vontade para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais!