Hospital Santo Antônio recebe evento sobre arritmias cardíacas

Para celebrar o Dia do Portador de Marcapasso, celebrado no último dia 23 de setembro, a Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial, promove neste segunda-feira, dia 25, às 10h30, um encontro no ambulatório de cardiologia/marcapasso do Hospital Santo Antônio. O cardiologista e diretor técnico da Cardio Lazzi, Dr. Frederico Bartolazzi foi convidado para promover a campanha “Tome uma medida de pulso” em Curvelo.

 

Durante a ação serão esclarecidas dúvidas relacionadas ao tema de arritmias e marcapassos, assim como será realizada a distribuição de guias ilustrados.

 

A campanha tem como objetivo orientar a população a identificar sua frequência cardíaca sem a necessidade de nenhum equipamento especial. Desta forma, é possível detectar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas.

 

Tome uma medida de pulso

O evento acontece em várias cidades do Brasil e reúne médicos e profissionais da área de saúde que vão orientar como medir a frequência cardíaca de forma bastante simples: pela medição dos batimentos no pulso.

 

O número de batimentos cardíacos considerado normal, em adulto, está entre 60 e 100 por minuto, ou um batimento por segundo. Abaixo desse valor, quando ocorrem batimentos cardíacos lentos ou a pessoa apresenta sintomas como tonturas, escurecimento visual, desmaios, sente-se cansada e frequentemente ofegante, ela deve procurar um cardiologista para definição do diagnóstico. Pode tratar-se de um caso grave, com risco de vida e que necessite de um implante de marcapasso definitivo.

 

A iniciativa é da ABEC/DECA – Associação Brasileira de Arritmia, Eletrofisiologia e Estimulação Cardíaca Artificial/Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV).

Compartilhe esta notícia nas suas redes sociais!
error: Atenção! Os textos, fotos, artes e vídeos do Mais Completo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em quaisquer outros veículos de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. Sinta-se a vontade para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais!