Participação da juventude na política é destaque no lançamento do Parlamento Jovem

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira, dia 19, a cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem em Curvelo. Esta é a primeira vez que a cidade participa do projeto de educação política para jovens, desenvolvido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais.

 

Com o plenário lotado de alunos e com representantes de vários órgãos públicos municipais e do Estado, o prefeito Maurílio Guimarães (DEM), o vereador e presidente da Câmara de Curvelo, Geraldo Veterinário (PDT), o vereador e coordenador do Parlamento Jovem na cidade, Luiz Paulo Guimarães (DEM), a vereadora Karla Araújo (PV) e o vereador e secretário-geral da Câmara de Curvelo, Gustavo Nascimento (PP), realizaram o descerramento de uma placa alusiva à instalação do Parlamento Jovem em Curvelo.

 

A Câmara de Curvelo prestou homenagem ao professor Felipe de Souza Ribeiro, em função de sua reconhecida representatividade junto à classe estudantil, propósito maior do Parlamento Jovem e motivo de engrandecimento do Legislativo, com vistas a gestão democrática e sempre participativa em prol do povo curvelano.

 

Em sua fala, o professor homenageado destacou a importância da educação para se alcançar a verdadeira política. “É gratificante e extremamente relevante reconhecer que ainda podemos acreditar que a política, como foi desde os primórdios, é o ápice da realidade humana. Enquanto professor e educador acredito que a instituição de ensino é a mais poderosa arma com que conta os povos modernos, tanto para a vitória na guerra quanto para o progresso na paz”, destacou.

 

Jéssica Letícia Lopes Diniz, aluna do 2º ano do Colégio Expansão, falou sobre o papel que a juventude deve assumir neste processo de mudança política. “Está e a geração mais conectada que já existiu. Somos a geração da informação, do procurar e aprender, do descobrir e se revoltar. Estamos envelhecendo e qual será nosso legado? O parlamento Jovem nos dá a oportunidade de mudar e transformar o meio em que vivemos. Também a chance de alcançar um pouco de justiça e igualdade, tão sonhada por todos os brasileiros. Agora é o momento da transformação das nossas ideias em ações. O momento de modificar a realidade”, afirmou.

 

O vereador Luiz Paulo Guimarães, coordenador do projeto em Curvelo, disse em seu pronunciamento que tinha o desejo de colocar este projeto em prática antes mesmo de se candidatar. “Este desejo de ajudar na formação política dos jovens nasceu antes mesmo de ser candidato. Na faculdade, eu tomei a decisão que disputaria a eleição e, se ganhasse, iria trabalhar com a formação política de jovens do ensino médio. Era um sonho que tinha e coloquei isso como objetivo. E na vida é assim, quando a gente tem um objetivo o destino vai ajudando a concretizar os nossos sonhos e as nossas vontades. E, fazendo a pós-graduação, conheci a coordenadora do Parlamento Jovem na Assembleia que abriu a oportunidade de Curvelo ser inserida no projeto”, contou.

 

O prefeito Maurílio Guimarães (DEM) destacou que o protagonismo das mudanças que o país precisa está nas mãos da juventude. “Importante à atitude da Câmara em promover o conhecimento e qualificação da nossa juventude sobre a política. Todo mundo fala de político e da política, mas se as pessoas não participarem para entender como funcionar vai sempre acontecer o que está acontecendo. E se não houver o engajamento dessa juventude eu não sei o que vai ser desse país”, afirmou.

 

Encerrando a cerimônia, o vereador e presidente da Câmara de Curvelo, Geraldo Veterinário (PDT) afirmou que este trabalho de aproximação dos jovens está apenas começando. “Este é um marco na história de Curvelo. Estamos iniciando um trabalho de fortalecimento e crescimento da consciência política dos nossos jovens curvelanos. Só assim, vamos trilhar um caminho que todos nós desejamos e que cobramos dos nossos políticos e cidadãos”, ressaltou.

 

Câmara Itinerante

O vereador Geraldo Veterinário destacou que no próximo mês haverá o lançamento do projeto Câmara Itinerante, que tem o objetivo de levar o Legislativo Municipal aos distritos e na área rural do município de Curvelo.

Compartilhe esta notícia nas suas redes sociais!
error: Atenção! Os textos, fotos, artes e vídeos do Mais Completo estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em quaisquer outros veículos de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização. Sinta-se a vontade para compartilhar nossos conteúdos em suas redes sociais!