Vereador abre votação para população escolher projetos que receberão 50% de seu salário
O vereador Luiz Paulo Guimarães (DEM) iniciou nesta segunda-feira, dia 13, uma votação para que a população de Curvelo possa escolher para quais projetos sociais ele deve doar 50% de seu salário. Eleito para sua primeira legislatura, o parlamentar defende – desde antes de assumir função pública – a redução dos salários e por este motivo decidiu doar metade do seu vencimento mensal até que ocorra a alteração na estrutura remuneratória da Câmara Municipal de Curvelo.
A votação é aberta a população e acontece no site do vereador Luiz Paulo Guimarães (https://www.luizpaulocurvelo.com.br/vote). No link, os curvelanos encontram o regulamento e conhece detalhes dos projetos cadastrados para a votação, que acontece até o dia 4 de abril.
Segundo o vereador, após sua posse na Câmara, o tema que já era de grande relevância ganhou ainda mais destaque. “Pude colocar o projeto em prática começando pelo meu salário. Batizei todo esse processo como Projeto Compartilhe. Projeto que reforça a luta pela redução do salário dos vereadores e de forma simples e justa, repassa metade do meu salário para instituições que fazem a diferença na nossa sociedade”, destacou.
Luiz Paulo Guimarães reforçou ainda a participação popular durante a votação. “Em pouco mais de 24 horas da abertura da votação no meu site já tivemos mais de 350 votos. Vamos continuar firmes com um trabalho pautado na participação, na transparência e no diálogo, pois só assim conseguiremos dar uma nova cara para a política não só de nossa cidade, mas do nosso país”, concluiu.
Redução dos Salários
O projeto teve inicio em agosto de 2015 quando houve questionamentos sobre o salário dos vereadores de Curvelo (R$8.971,00). Com apoio massivo da população, foi realizada a coleta de 1.800 assinaturas. No entanto, eram necessárias 2.750 assinaturas para protocolar o projeto na Câmara Municipal de Curvelo.
Com a vitória nas eleições de outubro de 2016, o vereador Luiz Paulo Guimarães decidiu abrir mão de 50% do salário líquido, uma vez que não é possível propor a redução imediata no vencimento dos vereadores.
Conheça as instituições participantes da votação:
- Asilo de Curvelo, com o projeto Conservação e Preparo de Alimentos;
- Associação Curvelana de Proteção aos Animais, com o projeto de castração;
- Associação Comunitária Vila de Lourdes, com o projeto Craque do Amanhã;
- Associação de Proteção à Maternidade e infância desvalida de Curvelo – Lactário, com o projeto Arte de Contar Histórias;
- Associação dos Moradores da Comunidade de Mascarenhas, com o projeto Posto de Saúde;
- Associação Tibira (Creche Tia Maria Anésia), com o projeto Trazendo Melhorias;
- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (projeto de extensão), com o projeto Cursos Abertos de Inclusão e Reciclagem Profissional;
- Hospital Santo Antônio, com o projeto Partilhar Para Humanizar.
O valor total de 50% dos salários acrescido do 13º doado referente ao ano de 2017 será de R$45.059,43, possibilitando auxílio a até seis instituições. Cada pessoa pode votar somente uma vez escolhendo até três projetos. O resultado será divulgado no site e no Facebook até o dia 07/04/2017.